BLOG


GOOGLE SUPERA APPLE E É A MARCA MAIS VALIOSA DO MUNDO

Nos últimos 5 anos a Apple liderou o ranking das empresas mais valiosas do mundo. Em 2017, a Google ficou com o título da marca mais valiosa do mundo, de acordo com a pesquisa da Brand Finance.

A Brand Finance é uma consultoria de valores e estratégias e avalia o valor das marcas, analisando itens como: reputação, lealdade à marca, investimentos em marketing e familiaridade.

Segundo o ranking anual da Brand Finance, o valor monetário da marca Google aumentou, em 2016, para US$ 109,5 bilhões, o que representa um aumento de 24% no geral. Em contrapartida, o valor monetário da Apple caiu de 145,9 bilhões de dólares no ano passado para US$107,1 bilhões em 2017, segundo o estudo. A diminuição do valor monetário da Apple permitiu que a marca Google alcançasse a liderança com uma diferença de aproximadamente US$2,4 bilhões. Se a Apple não voltar a crescer em 2017, outras empresas poderão ultrapassá-la no ranking.

Segundo os autores do estudo, a Apple não conseguiu manter a sua vantagem tecnológica este ano, e repetidamente desiludiu os seus fãs realizando pequenos ajustes nos novos modelos quando eram esperadas mudanças mais significativas. A marca Apple já foi modelo de excelência, de acordo com o relatório, mas “explorou a boa vontade dos seus clientes”, devido a sua incapacidade de gerar receitas significativas a partir de produtos como o Apple Watch, e também por não “apresentar tecnologias verdadeiramente inovadoras desejadas pelos consumidores”.

Por que o Google é a marca mais valiosa do mundo?

Ainda no relatório da Brand Finance, está escrito, no que diz respeito a marca Google, que a empresa “permanece em grande parte incontestada no seu principal negócio de pesquisa, que é o pilar da sua receita de publicidade”.

Embora o Google tenha sido beneficiado em grande parte devido ao aumento das receitas de outras empresas, como a Alphabet, por exemplo, a receita da própria marca Google também é um fator no seu sucesso. De acordo com o estudo, o Google aumentou dois pontos na sua pontuação, indicando “o valor subjacente da marca”. Em outas palavras, quanto melhor o valor da marca é para um negócio de tecnologia, maior a probabilidade de manter seus clientes, ou “até mesmo de estipular preços muito além do real valor em seus produtos e serviços” (relatórios Brand Finance).

O relatório apontou ainda que a marca Google é referência quando se trata de buscas na internet, o que gera publicidade, e consequentemente, um grande faturamento. Além do aumento da receita de publicidade, a inovação contínua e o crescimento dos negócios em nuvem, alavancaram o Google para a primeira posição do ranking. Por esses motivos, o Google supera a Apple e é a marca mais valiosa do mundo.

Posição de outras marcas no ranking da Brand Finance

Das 500 marcas analisadas, a Amazon foi considerada a terceira mais valiosa, com US$ 106,4 bilhões. O quarto lugar ficou com a AT &T com US$ 87 bilhões, seguido pela Microsoft em US$ 76,3 bilhões, no quinto lugar e pela Samsung em US$ 66,2 bilhões, na sexta posição do ranking. A Verizon ficou em sétimo lugar com 65,9 bilhões de dólares. Walmart, Facebook e ICBC arrecadaram os três últimos lugares entre os dez primeiros com US$ 62,2 bilhões, US$61,9 bilhões e US$ 47,8 bilhões, respectivamente. As marcas Coca-Cola e Marlboro não conseguiram estar entre as 10 primeiras.

Marcas de tecnologia dominam o ranking dos top 100 Brandz

Desde 2006 as marcas de tecnologia começaram a dominar o rankink dos top 100 Brandz, e as marcas Facebook, Microsoft e Samsung aparecem entre as 10 primeiras. A marca Samsung segue crescendo apesar dos problemas em 2016 com o Galaxy Note7.

Confira no link da Brand Finance a lista completa das marcas mais valiosas do mundo de 2017.

http://brandirectory.com/league_tables/table/global-500-2017

E você, caro leitor, o que achou da marca Google assumir o primeiro lugar nessa lista após 5 anos? Deixe seu comentário sobre o artigo Google supera Apple e é a marca mais valiosa do mundo.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *